Home Office que funciona

Home office que funciona

A modalidade de home office pegou muita gente de surpresa. Até porque faz parte da rotina de milhares de colaboradores sair de casa para ir ao trabalho, conviver com colegas e fornecedores, ter um horário de almoço e até mesmo o happy hour na sexta- feira. Com a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus, diversos profissionais que atuam nas áreas administrativas, RH, criação, marketing, engenharia, programação e saúde tiveram contato pela primeira vez com o home office. E estão com dificuldades para ajustarem-se à nova modalidade. Por isto, compartilhamos três dicas sobre como manter a produtividade trabalhando em casa. Aliás, uma dica essencial: mudou o “ambiente” de trabalho, mas continua sendo trabalho. Com tarefas e prazos para serem entregues mesmo sem a presença física do gestor.

Foco na organização

Mesmo que você não utilize uma agenda de papel ou online, é importante manter à vista o que precisa ser feito e entregue durante o dia. Além de ajudar a manter o foco nos prazos, permite ajustar as prioridades sem comprometer a sua qualidade de entrega. Lembrando que se deve manter a mesma carga horária do escritório da empresa.

O que fazer nas chamadas de vídeo

Uma das formas utilizadas para manter contato com a equipe/empresa tem sido as chamadas de vídeo. Tanto faz se for por Skype, Google Duo, Zoom ou por WhatsApp, é preciso manter o mesmo nível de atenção como se estivesse numa reunião presencial, como falar do andamento ou registrar as tarefas a serem executadas. Deixe organizado o seu “home office”, não importa se você está num canto da sala de jantar, ou mesmo no quarto. O importante é cuidar para que o ambiente atrás de você esteja sem distrações durante as chamadas em vídeo. Cuide também para que detalhes de sua vida familiar não “vazem” no áudio ou câmera durante as chamadas, para manter o foco da reunião. Ajuda muito avisar as crianças sobre seus horários de reunião online, para que não gritem ou deixem o som da TV ou do celular muito alto.

Manter a mesma “rotina” de trabalho

Mantenha os mesmo horários e rituais de quando estava indo presencialmente para o trabalho. Estes horários para acordar, tomar café da manhã, almoço, cafezinhos e pausas ajudam a manter o cérebro focado nas tarefas e não sentir o impacto de quando a quarentena terminar. Sem contar que ajuda a manter o foco para as entregas dos trabalhos da empresa. Até mesmo as conversas com os demais colegas podem ser mantidas através de ligações telefônicas ou “happy hour” virtuais.

Deixe seu Comentário