Dicas para um home office mais eficiente

Dicas para um home office mais eficiente

Apesar de ser uma prática que está se tornando mais acessível para muitos profissionais, o home office surge agora como uma alternativa para proteger a saúde dos colaboradores, com o avanço da pandemia do novo coronavírus. Mas adotar o trabalho remoto para evitar a proliferação do vírus requer mais do que “fazer o trabalho em casa”. A alternativa precisa unir esforços do TI, gerenciamento de equipes e a mudança de cultura profissional. Confira algumas dicas para um home office mais eficiente.

Por exemplo, a empresa deve fornecer o computador e demais equipamentos necessários para o trabalho, além de acesso aos servidores de arquivos e salas de chat ou vídeo conferências. O gerenciamento das equipes inclui um ambiente virtual onde as tarefas e principalmente os prazos estejam determinados. Isto facilita as entregas dos trabalhos mantendo a mesma rotina do escritório.

Foco na comunicação eficiente

A comunicação precisa ser facilitada, utilizando e-mail, WhatsApp ou vídeo chamadas. Sem contar que é preciso determinar um prazo mínimo de resposta para estas comunicações, para que o fluxo de trabalho se desenvolva da melhor maneira possível. Até porque antes das ferramentas, estamos lidando com pessoas.

O trabalho remoto oferece algumas vantagens e, claro, desvantagens. O colaborador ganha um tempo adicional em casa porque não precisa de deslocar para o escritório, e nem “sair e voltar do almoço”. Mas é preciso construir uma nova rotina de trabalho, evitando distrações dentro de casa, como crianças brincando, barulhos, etc.

Aliás, é uma excelente ideia arrumar o ambiente do home office de uma maneira que se estabeleça esta rotina com menos distrações possível. Detalhes como o conforto da cadeira e da mesa, altura do notebook, uso de teclado e mouse e iluminação afetam a nova rotina.

Vale lembrar que o início e o término dos horários de trabalho à distância devem respeitar as leis trabalhistas, assim como as pausas e horário para almoço. Estas questões precisam ser alinhadas com os gestores e demais colaboradores. Isto evita dissabores, atrasos ou cobranças fora do horário de expediente.

Utilizar ferramentas de gestão de são essenciais para manterem todos sintonizados com as entregas esperadas. Ferramentas como Trello, Asana ou Slack, e ainda Google Drive e Calendário auxiliam a gestão das demandas e prazos, compartilhando informações importantes para o bom resultado do trabalho. Sem contar que organizam o histórico de trabalho, o que permite avaliar a qualidade do que está sendo realizado por todos.

Enquanto a quarentena do coronavírus exigir o trabalho no modelo home office, mantenha a calma e o foco nos resultados exigidos pelos gestores e equipe. Utilizar as mesmas roupas com as quais iria trabalhar no escritório e manter contato com os demais colegas ajudam na manutenção de um clima mais positivo.

Deixe seu Comentário