Como o AGILE pode ajudar sua empresa

Como o Agile pode ajudar a sua empresa

O AGILE [ágil em português], surge a partir das técnicas de gestão criadas por empresas japonesas nos anos 70, como a Toyota, Honda e Fuji, juntamente com a metodologia “just in time” e Lean. Surgiu da necessidade de reduzir processos, desperdício de recursos e descomplicar a gestão, pois na época as etapas de um trabalho só eram iniciadas quando a anterior fosse concluída.

Estes novos princípios de gestão visaram montar times focados em desenvolvimento rápido de processos para construir diversos produtos como copiadoras, câmeras fotográficas e motores de automóveis, para vencer a concorrência e chegar rápido ao mercado.

Em 2001, um grupo de desenvolvedores definiu o Agile publicando o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. A filosofia inclui a colaboração, a auto-organização e a criação de equipes interdisciplinares focadas na divisão de grandes tarefas em ações mais curtas, chamadas de iterações.

O objetivo principal do Agile é entregar com rapidez e maior frequência, atendendo as necessidades do cliente conforme as atualizações dos softwares. O Agile muda o fluxo de trabalho, focado em entregas mais rápidas e eficientes, mesmo que o produto final ainda esteja em desenvolvimento.

Nos últimos anos, com o crescimento da filosofia de projetos popularizada pelas startups, o manifesto Agile foi adaptado para o ambiente de negócios, priorizando a entrega diante da dinâmica do mercado digital.

Valores e princípios do manifesto Agile

O manifesto original reúne 4 valores e 12 princípios que devem ser mantidos em mente:
“Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas”;
“Software funcional mais do que a documentação abrangente”;
“Colaboração do cliente mais do que a negociação de contratos” e
“Responder a mudanças mais que seguir o plano inicial”.

O foco do Agile é estar pronto para adaptar do que ficar preso ao planejamento. Ao dividir os projetos em mini-tarefas [as iterações], as entregas parciais atendem as necessidades da empresa. Além de permitir que o cliente veja os resultados rapidamente em ação, seu feedback permite incrementar a próxima etapa.

Desta forma as equipes entregam mais valor em menos tempo, pois o produto é aprimorado continuamente, sendo testado a cada nova entrega e se aproximando dos objetivos reais de sua criação [resolver com eficiência o problema do cliente].

Deixe seu Comentário