Características dos SQUADS

Algumas características dos squads

Objetivos variáveis: É comum os squads terem de resolver uma gama muito variada de objetivos. Em um momento você pode estar envolvido em um objetivo de adquirir mais clientes, e em outro a meta é melhorar a experiência do usuário. Ou seja, o escopo sempre muda, e independente do objetivo que surgir, um squad será organizado para resolver esse problema.

Multidisciplinaridade: Como mencionamos o squad foca em autonomia e, para que ela aconteça, os membros precisam possuir skills complementares, de tantas áreas diferentes quanto for necessário para cumprir com o objetivo proposto.

Rodízio de integrantes: Nessa estrutura o rodízio de integrantes dos squads é essencial. Como os objetivos são variáveis, novos squads estão sempre surgindo com integrantes diferentes. Os squads também podem “emprestar” algum colaborador, caso surja alguma demanda específica, e é comum um colaborador ser integrante de mais de um squad.

Organização da estrutura de squads

Entre outras características dos squads está a estrutura da equipe. Vamos descrever a seguir um modelo de estruturação utilizado pela Spotify. Não se trata de estrutura rígida a ser seguida, pois cada empresa pode se organizar da maneira que for mais eficiente para atingir seus objetivos. Lembrando que em uma gestão agile as regras podem ser quebradas.

Squads

Como já vimos, os squads são um grupo verticalizado de colaboradores, que se reúnem em um grupo pequeno focado em atingir objetivos que são dados por um líder, como o Product Manager ou Product Owner por exemplo.

Características dos squads - squad

Tribes

As tribos são uma coletânea de squads, que trabalham na mesma área. Como no exemplo do Spotify: Tribo do Back-end, Tribo do Music Player e etc.

 
Características dos squads - tribes

Chapter

Os chapters são um grupo horizontal, se agrupam por função ou skills similares, por exemplo Testers, Designers, Business Analysts e etc. É interessante esse contato de membros de um chapter para que troquem ideias sobre práticas que funcionam e os desafios enfrentados.

 
Características dos squads - chapter

Guilds

Uma guilda surge de maneira mais orgânica, ela funciona como uma “comunidade de interesse”, ou seja, um grupo de pessoas que deseja partilhar o seu conhecimento, como ferramentas, códigos, práticas e etc. A guilda pode se espalhar por várias tribos, em várias áreas, por exemplo: Guilda dos agile coaches, guilda da tecnologia e etc.

 
Características dos squads - guild

Para ler mais sobre o assunto acesse nosso post sobre como funciona um squad dentro da empresa.

Deixe seu Comentário